quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dia do Desafio


Dia do Desafio

História

No inverno de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o n úmero de pessoas envolvidas na atividade.

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio dali em diante.

O Dia do Desafio passou a realizar - se todos os anos na última quarta - feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em n úmero de cidades e em total de participantes.


Cronologia

1995 - o SESC São Paulo realiza o evento no Brasil pela primeira vez, em parceria com a TAFISA.

1996 - a prefeita de São José dos Campos - SP traduziu o evento de maneira simples: "é uma grande brincadeira. Faz com que as pessoas se lembrem que a vida não é só trabalho".

1997 - o SESC SP passa a coordenar as atividades do Dia do Desafio para a América Latina, trabalhando em conjunto com as Prefeituras Municipais.

1998 - a cidade de São Paulo participa pela primeira vez do movimento em caráter experimental, como auto - desafio.

1999 - o evento teve um grande crescimento, estabelecendo parcerias cada vez mais sólidas com instituições como UNESCO, ISCA, FISPt, entre outras.

2000 - o SESC SP assume a coordenação do Dia do Desafio em todo o Continente Americano. Além da disputa tradicional, as cidades brasileiras estabeleceram desafios prévios com cidades de outros continentes.

2001 - o Dia do Desafio no Continente Americano estabelece um recorde de participação entre as coordenações do evento, destacando - se em número de cidades e em total de pessoas participantes.

2002 - O Presidente da TAFISA visita o Brasil para conhecer as ações e o desenvolvimento do projeto no continente.

2003 - no Brasil, o projeto de lei n. 1300, do Congresso Nacional, decretou a instituição do Dia Nacional do Desafio, para incentivar a prática diária de atividade física ou esportiva.

2004 - a proposta do Dia do Desafio de ampliar a interação das pessoas com os espaços urbanos revelou alternativas para lazer e diversão e resultou num melhor aproveitamento de parques e espaços públicos, em várias cidades.

2005 - a comemoração do 10ºaniversário do Dia do Desafio ressaltou a importância da atividade física permanente. A publicação do livro “O Desafio do Movimento”e o Seminário Vida Ativa, Ação Comunitária reforçaram os conceitos do evento.

2006 - o intercâmbio cultural foi o foco deste ano e o Dia do Desafio motivou as pessoas a buscarem integração entre diferentes culturas, melhor conhecimento entre as cidades parceiras e construção de uma corrente de movimento que uniu culturas, raças e faces.

2007 - no ano dos Jogos Pan - Americanos, o evento trouxe à tona a idéia de deixar a emoção da vitória aos atletas enquanto os cidadãos comuns avançavam mais um passo em direção a uma vida mais saudável, considerando o esporte como atividade acessível a todos.

2008 - o conceito principal foi criar laços entre as pessoas. O movimento começou com um cidadão, reuniu outros até alcançar um harmonioso compromisso comunitário para utilizar o tempo livre para promover o envolvimento social.

2009 - uma atualização da imagem e dos conceitos enfatizaram a dimensão do evento e o alcance da prática da atividade física. A nova identidade visual apresentou diversas maneiras de incentivar e mobilizar as pessoas.

Como Participar?

Todas as cidades do Continente Americano estão convidadas e podem participar do Dia do Desafio. Porém, como regra fundamental, as inscrições somente serão aceitas com a anuência do Prefeito.

A realização do eventoéde responsabilidade das Prefeituras e as ações são desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Esportes, Educação e Saúde e apoio da comunidade.

No Brasil, as Unidades SESC coordenam as atividades nos estados. Nos demais países, uma Coordenação Regional ou uma Coordenação Local promovem e orientam as cidades inscritas para a realização do evento.

Vamos Mexer Galera!





Nenhum comentário:

Postar um comentário