quinta-feira, 7 de outubro de 2010

"Alunos da Zona Rural Interagindo na Internet"

Esse video foi feito com a Aluna Lidiane da Escola do Rialto falando como ta sendo o projeto "Alunos da Escola Rural Interagindo na Internet"


quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Projeto "Alunos da Zona Rural Interagindo na Internet"

Projeto Retorna após a Férias
"Alunos da Zona Rural Interagindo na Internet"
As Crianças retornaram hoje a aula do projeto e chegaram bem animados.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Férias


Dicas de Férias
Durante esse mês de férias nem todo mundo pode viajar.Os Pais devem está se perguntando oque fazer com a turminha que está em casa e com energia de sobra para gastar? Foi pensando nisso que estarei falando sobre algumas dicas e brincadeiras interessantes , brincadeiras educativas e que custam quase nada
.

1- Piquenique

Que tal fazer um piquenique em algum parte,cachoeira etc..? Passeios ao ar livre são importantes para a garotada entrar em contato com a natureza, brincar com outras crianças, desenvolvendo a sociabilidade. Leve o lanche pronto (com direito a cesta de piquenique e toalha xadrez) e faça-o embaixo de alguma árvore. (Não esqueça de aproveitar a oportunidade para ensinar recolher o lixo depois de lanchar!).

2-Sessão cinema

Cinema em casa é outra coisa que a criançada adora. Principalmente nos dias de chuva. Prepare uma sessão de cinema em casa. Deixe a sala mais escura, alugue Dvds divertidos e chame alguns amigos e primos. Complete a festa com muita pipoca e refrigerante. Com certeza a própria garotada dará ótimas opções de filmes, faça a escolha com eles.

3- Acampadentro

Acampamento dentro de casa. Arme uma barraca dentro do quarto das crianças, sala ou jardim. Dentro dela, a criançada pode colocar tapetes, almofadas, som... Dá para fazer um delicioso lanche para comerem dentro da barraca. O que vale mesmo é soltar a imaginação!


4- Festa do Colchão

Se não tem barraca, não importa...Transforme o quarto com vários colchões no chão. Deixe a brincadeira rolar solta, nessa noite em especial vale dormir bem tarde e enquanto o sono não vem cada um é chamado para contar histórias para os demais ou fazer mímicas.

5- Mestre Cuca

Leve as crianças para cozinhar. Com a supervisão de um adulto, escolha o cardápio. Faça pratos fáceis... (Como brigadeiros, macarrão, saladas). Com certeza eles vão curtir a brincadeira. E aproveite para ensinar a limpar tudo depois de terminar de fazer a refeição.

6-Pintando o Sete

Escolha uma parede da casa ou do quintal para a criançada soltar a imaginação. Com tinta, pincel, giz de cera, deixe as crianças pintarem a vontade. Não esqueça de estabelecer que a “arte” foi liberada somente no local escolhido.


Boa Férias!



quinta-feira, 1 de julho de 2010

Projeto

Projeto "Alunos da Zona Rural Interagindo na Internet"
Hoje tivermos 2 alunos novos que são o Felipe e Natália.
Em face do mundo globalizado, a informática, hoje em dia, é fundamental para todos os segmentos da sociedade. Contudo, esse instrumento ainda não está ao alcance de todos, principalmente das pessoas em situação de risco social.É uma tecnologia imensa. Quando eles estão em contato com o computador, parece que eles estão viajando se distraíndo através dos jogos.Ver o sorrisos de uma criança que descobriu o que é tecnologia é maravilhoso!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Projeto

Projeto " Alunos da Zona Rural Interagindo na Internet"
Hoje tivermos aula com os ALunos do Rialto!
Quantas crianças e Alunos hoje não tem contato com um computador e muito menos contato com o mundo da Internet? É uma pergunta para refletir, mas ainda existe possibilidade ,acessibilidade para que esse numéro de crianças e alunos venham diminuir cada vez mais, e o programa AcessaSP, Rede de Projetos, Prefeitura Municipais vem lutando para apresentar a inclusão digital a essas crianças e alunos .
É esse o objetivo do Projeto Incluir e não excluir !



quinta-feira, 17 de junho de 2010

Projeto

"Projeto Alunos da Zona Rural Interagindo naInternet"
Hoje tivemos mas uma aula com os alunos do projeto, e quem participou foi os alunos da Escola do Barreiro de Baixo e hoje além das fotos tem um video da Profª Maria Lucia falando o que está sendo o projeto para os Alunos.



quinta-feira, 10 de junho de 2010

Projeto

"Alunos da Escola Rural Interagindo"
Tivermos mas uma aula hoje e foi com os alunos da Escola do Rialto

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Usuário Destaque

Usuário Destaque
Vencedora
Eliza
Foi realizado hoje a entrega do Brinde para o usuário Destaque e a grande vencedora foi a Usuária Eliza que recebeu das mãos do Prefeito Edson o seu brinde!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Acessa São Paulo

Divulgando o AcessaSP

No dia 29 /05/2010 Sábado A monitora Bruna do AcessaSP de Arapeí foi convidada a está participando de um dos melhores programa da Radio Comunitaria da cidade no programa Kairos em Debate com a locutora Cecília e o sonoplasta Romario.
Na parte da manhã com 2 hs de programa falando sobre Acessa São Paulo, do Portal da Rede de Projetos e o posto do acessa de Arapeí, falou sobre os 2 projetos que estão sendo feito no posto do acessa da cidade o projeto "Alunos da escola Rural Interagindo na Internet" e "Usuário Destaque" , também foi falado sobre as parcerias que o posto do acessa da cidade tem que são com a Diretoria de Educação, Diretoria de Cultura e Turismos, departamento de
comunicação
Foi um programa dinâmico a onde os ouvintes poderia está tirando todas as duvidas sobre o que é o acessa São Paulo , rede de projetos como funciona etc...
E com resultado a monitora espera ser feito varios usuários novos a se cadastrar no AcessaSP.
Vejam as fotos antes e durante o programa.














Usuário Destaque

Projeto "Usuário Destaque"
Temos o ultimo e 4° Usuário destaque da Semana
é o Usuário Geison

sexta-feira, 28 de maio de 2010


O Prefeito Edson participou em São Paulo da EDIÇÃO:- TROFEU JK TRANSFORMADORES – do XIII CONGRESSO PAULISTA DE PREFEITOS, VEREADORES, SECRETARIOS E ASSESSORES MUNICIPAIS, onde foi contemplado com este Troféu.
Estava presente a este congresso o Sr. Sergio Siqueira Rossi, Secretário Geral do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; a Drª. Rita de Cássia de Souza, Presidenta do Instituto de Pesquisa na Administração Pública; o Dr. Newton França que falou sobre Responsabilidade Civil e o Procurador Público Sr. Antônio Celso Pares Vita que fez a entrega do troféu ao prefeito Edson Quintanilha que atribuiu mais esta conquista aos munícipes arapeiense.

O comunicado do premio na integra, estaremos transcrevendo para que todos tomem conhecimento.

Exmo. Sr. Edson de Souza Quintanilha

Prefeito Municipal de Arapeí

Com os nossos cordiais cumprimentos, temos a satisfação de comunicar-lhe que o Instituto de Estudos e Pesquisas na Administração Pública realizou uma enquête por telefone e internet em sua cidade e o resultado comprovou o alto índice de credibilidade e aprovação do seu nome junto a população comprovada com o resultado das eleições 2008.
Face ao exposto, temos a honra de comunicar-lhe, que vossa excelência foi agraciado com importante distinção que e o “Troféu JK Transformadores 2009/2010 oferece. Uma premiação que vai revelar os políticos brasileiros que trabalham para recriar a noção de desenvolvimento humano, transformando a realidade em felicidade, um bem concreto e de acesso a todos.

A entrega de tão importante distinção será realizada no próximo dia 21 de maio na Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais. Rua Antônio Comparato, 218, Campo Belo, São Paulo.

Estarão presentes os congressistas: procurador público Antônio Celso Pares Vita; Secretário – Diretor Geral do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Sérgio Siqueira Rossi; Dr. Newton França e a Drª Rita de Cássia de Souza.

Certos de contarmos com sua presença, antecipamos nossos sinceros agradecimentos.

Drª Rita de Cássia de Souza

Presidenta

Instituto de Estudo e Pesquisas na Administração Pública

www.iepap.com.br

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dia do Desafio


Dia do Desafio

História

No inverno de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o n úmero de pessoas envolvidas na atividade.

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio dali em diante.

O Dia do Desafio passou a realizar - se todos os anos na última quarta - feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em n úmero de cidades e em total de participantes.


Cronologia

1995 - o SESC São Paulo realiza o evento no Brasil pela primeira vez, em parceria com a TAFISA.

1996 - a prefeita de São José dos Campos - SP traduziu o evento de maneira simples: "é uma grande brincadeira. Faz com que as pessoas se lembrem que a vida não é só trabalho".

1997 - o SESC SP passa a coordenar as atividades do Dia do Desafio para a América Latina, trabalhando em conjunto com as Prefeituras Municipais.

1998 - a cidade de São Paulo participa pela primeira vez do movimento em caráter experimental, como auto - desafio.

1999 - o evento teve um grande crescimento, estabelecendo parcerias cada vez mais sólidas com instituições como UNESCO, ISCA, FISPt, entre outras.

2000 - o SESC SP assume a coordenação do Dia do Desafio em todo o Continente Americano. Além da disputa tradicional, as cidades brasileiras estabeleceram desafios prévios com cidades de outros continentes.

2001 - o Dia do Desafio no Continente Americano estabelece um recorde de participação entre as coordenações do evento, destacando - se em número de cidades e em total de pessoas participantes.

2002 - O Presidente da TAFISA visita o Brasil para conhecer as ações e o desenvolvimento do projeto no continente.

2003 - no Brasil, o projeto de lei n. 1300, do Congresso Nacional, decretou a instituição do Dia Nacional do Desafio, para incentivar a prática diária de atividade física ou esportiva.

2004 - a proposta do Dia do Desafio de ampliar a interação das pessoas com os espaços urbanos revelou alternativas para lazer e diversão e resultou num melhor aproveitamento de parques e espaços públicos, em várias cidades.

2005 - a comemoração do 10ºaniversário do Dia do Desafio ressaltou a importância da atividade física permanente. A publicação do livro “O Desafio do Movimento”e o Seminário Vida Ativa, Ação Comunitária reforçaram os conceitos do evento.

2006 - o intercâmbio cultural foi o foco deste ano e o Dia do Desafio motivou as pessoas a buscarem integração entre diferentes culturas, melhor conhecimento entre as cidades parceiras e construção de uma corrente de movimento que uniu culturas, raças e faces.

2007 - no ano dos Jogos Pan - Americanos, o evento trouxe à tona a idéia de deixar a emoção da vitória aos atletas enquanto os cidadãos comuns avançavam mais um passo em direção a uma vida mais saudável, considerando o esporte como atividade acessível a todos.

2008 - o conceito principal foi criar laços entre as pessoas. O movimento começou com um cidadão, reuniu outros até alcançar um harmonioso compromisso comunitário para utilizar o tempo livre para promover o envolvimento social.

2009 - uma atualização da imagem e dos conceitos enfatizaram a dimensão do evento e o alcance da prática da atividade física. A nova identidade visual apresentou diversas maneiras de incentivar e mobilizar as pessoas.

Como Participar?

Todas as cidades do Continente Americano estão convidadas e podem participar do Dia do Desafio. Porém, como regra fundamental, as inscrições somente serão aceitas com a anuência do Prefeito.

A realização do eventoéde responsabilidade das Prefeituras e as ações são desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Esportes, Educação e Saúde e apoio da comunidade.

No Brasil, as Unidades SESC coordenam as atividades nos estados. Nos demais países, uma Coordenação Regional ou uma Coordenação Local promovem e orientam as cidades inscritas para a realização do evento.

Vamos Mexer Galera!





domingo, 23 de maio de 2010

História da Cidade


A Diretoria de Cultura e Turismo realizou em algumas semanas do lado do posto do acessaSP na biblioteca municipal palestras com o Historiador Miguel Viana que contava história da cidade de Arapeí ,foram realizadas palestras com alunos das escolas municipais e com todo população da cidade e visitantes, foram dias de muito aprendizado e conhecimento .

terça-feira, 18 de maio de 2010

Usuário Destaque

Projeto "Usuário Destaque"
Temos o 3° Usuário destaque da Semana
é a Usuária Liziane

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Usuário Destaque

Projeto "Usuário Destaque"
Temos o 2° Usuário destaque da Semana
é a Usuária Eliza

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A internet e a criança


As crianças e a internet: como orientar o uso

A Internet pode ser um ótimo local para aprender, se divertir, bater papo com os amigos da escola e simplesmente relaxar e explorar. Mas, assim como no mundo real, a Web pode ser perigosa para as crianças. Antes de permitir que seu filho permaneça online sem a sua supervisão, estabeleça algumas regras com que todos concordem.

Se você não sabe por onde começar, aqui estão algumas idéias sobre que pontos abordar com seus filhos para ensiná-los como usar a Internet com segurança.

1. Incentive seus filhos a compartilhar suas experiências na Internet com você. Divirta-se na Internet junto aos seus filhos.

2. Ensine-os a confiar em seus instintos. Se alguma coisa online fizer com que se sintam nervosos, eles devem lhe contar.

3. Se seus filhos visitam salas de bate-papo, usam programas de mensagens instantâneas, videogames online ou outras atividades na Internet que exijam um nome de logon como identificação, ajude-os a escolher um nome que não revele nenhuma informação pessoal sobre eles.

4. Insista para que nunca informem seu endereço residencial, número de telefone ou outras informações pessoais, como onde estudam ou onde gostam de brincar.

5. Ensine a seus filhos que a diferença entre certo e errado na Internet é a mesma que na vida real.

6. Mostre a eles como respeitar os outros online. Explique que as regras de bom comportamento não mudam apenas por estarem em um computador.

7. Insista para que respeitem a propriedade de outros online. Explique que fazer cópias ilegais do trabalho de outras pessoas, como música, videogames e outros programas, é roubo.

8. Diga a eles que não devem nunca encontrar amigos virtuais pessoalmente. Explique que os amigos virtuais podem não ser quem eles afirmam ser.

9. Ensine a eles que nem tudo o que lêem ou vêem online é verdade. Encoraje-os a perguntar a você se não tiverem certeza.

10. Controle as atividades online de seus filhos com software de Internet avançado. Os controle de menores podem ajudar a filtrar conteúdo ofensivo, monitorar os sites visitados pelos seus filhos e descobrir o que fazem lá.

Como ensinar seus filhos a evitar informações falsas online

A Internet oferece inúmeros recursos e oportunidades para aprender, mas também contém uma grande quantidade de informações que pode não ser nem útil nem confiável. Como qualquer um pode publicar comentários ou informações na Internet, os usuários precisam desenvolver algumas habilidades de pensamento crítico, para julgar a veracidade das informações disponíveis online.

Isso é particularmente verdadeiro para crianças que tendem a acreditar que "se está na Internet, deve ser verdade". Tradicionalmente, os recursos impressos sempre tiveram seus meios de proteção — como editores, revisores ou verificadores de fatos — para eliminar erros, mentiras e informações pouco precisas. Entretanto, em muitos casos, a Internet não possui esses meios de proteção para verificar a validade das informações publicadas online.

Ensine as crianças como a Internet funciona e explique que qualquer um pode criar um site da Web, sem que ninguém lhe pergunte nada. Ensine-os a usar vários recursos de informação e a verificar, questionar e confirmar o que encontram online.

Dicas para ajudar as crianças a identificar informações falsas

• Inicie enquanto eles ainda são pequenos. Atualmente, até mesmo as crianças em idade pré-escolar estão usando a Internet para buscar informações. Portanto, é importante ensiná-las desde cedo a distinguir fatos de opiniões, bem como a reconhecer informações tendenciosas, persuasivas ou preconceituosas.

• Faça perguntas aos seus filhos sobre as informações que encontram online. Por exemplo, qual o propósito do site? Divertir? Vender? O site contém informações de contato sobre o autor ou uma seção "Sobre nós"? O site é patrocinado por uma empresa, pessoa ou é uma discussão pública? A Internet é o melhor local para encontrar as informações que está procurando?

• Ensine-os a confrontar sempre as informações que coletam online com as de outras fontes. Consulte outros sites da Web ou mídias — como jornais, revistas e livros, para verificar as informações. Incentive-os a perguntar a você também.

• Encoraje-os a usar várias fontes de informações, não apenas a Internet. Leve-os à livraria ou compre uma boa enciclopédia em CD-ROM, como a Microsoft Encarta. Isso lhes fornecerá acesso a fontes de informações alternativas.

• Ensine-os técnicas eficazes para encontrar informações online. Isso irá melhorar muito suas habilidades de obter informações de qualidade. Uma maneira de conseguir isso é incentivando-os a usar vários mecanismos de pesquisa, em vez de apenas um.

• Converse sobre ódio e racismo com seus filhos. Os filtros de software podem ajudar a bloquear alguns materiais desse tipo. Entretanto, seus filhos devem saber o que é o racismo e conhecer os eventos mundiais, de forma que possam reconhecer um conteúdo promotor de ódio.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Usuário Destaque

Projeto "Usuário Destaque"
Temos o 1° Usuário destaque da Semana
é o Usuário Jhon Lenon..

Internet


Dicionário da Internet
Aqui saberá exatamente o que é!

@ (at ou arroba) significa "em", antecedendo o local (provedor ou domínio próprio) onde suas caixas postais estão hospedadas.Ex:internauta@dominio.com.br.Ad é um gráfico ou um banner de uma página web que, quando clicado,leva o internauta a outro website.

Ad Click é o ato de clicar em um ad.

Ad View é a página que mostra o ad. Podem ser mostrados um ou vários "ads" em um mesmo "ad view".

Alias é um nome alternativo (para uma URL, e-mail, arquivo ou variável, por exemplo).

Anti-vírus é um programa de computador que localiza e corrige os estragos feitos por programas de vírus.

ARPANET é a rede de compartilhamento de computadores da ARPA - Advanced Research Projects Agency, que mais tarde evoluiu para a Internet.

Attachment é o nome que se dá a um ou mais arquivos que seguem anexados (attached ou, aportuguesando, atachados) a uma mensagem eletrônica.

Autenticação é a técnica pela qual a Internet requer a identificação do internauta através da digitação do seu username e password.

Avatar é a personificação de algo ou alguém; a representação de um jogador virtual num jogo eletrônico ou online.

Backbone é a infra-estrutura formada pelas linhas de comunicação e o hardware de transmissão e de recepção para acesso à Internet mundial vendido aos provedores brasileiros pela Embratel, Global One, RNP e Intelig.

Backup é copiar arquivos para um segundo dispositivo (um outro drive ou disquete) como medida de precaução no caso de haver algum problema com o dispositivo original onde os arquivos se encontram. Uma das mais importantes regras no uso de computadores é "faça o backup de seus arquivos regularmente".

Banda larga é o termo genérico de linhas de alta velocidade de transmissão de dados para a conexão com a Internet.

Bandwidth é: a) a medida em Kb de dados transferidos num tráfego de um website; b) a capacidade de transporte da informação pelos fios, cabos e canais que nos conectam no cyberspace - há um limite para a quantidade de dados que qualquer tipo de fio/cabo/canal pode transportar num determinado momento, mesmo no caso de fibras óticas; c) a capacidade de armazenamento de um sistema.

Banner é um anúncio de propaganda colocado num website (banner em inglês quer dizer estandarte).

BIT é a sigla para BInary digiT ou dígito binário.

BPS significa bits por segundo. É uma medida de velocidade de dados de transmissão via modem.

Bridge é um equipamento que conecta duas redes locais (LANs) ou dois segmentos de uma mesma LAN. Diferentemente dos roteadores ou routers, bridges são protocolo-independente, enviando pacotes sem a capacidade de otimizar rotas. Isso lhes dá velocidade, mas muito menos versatilidade.

Browser é o nome dado aos programas de computador usados para localizar e visualizar documentos em HTML. São esses programas que permitem a navegação no ambiente WWW e a visualização de websites. Ex: Microsoft Internet Explorer.

Buttons são botões ou selos ilustrativos que fazem parte da programação visual do website.

Byte é uma medida de armazenamento em espaço em disco igual a 8 bits.

CGI significa Common Gateway Interface. São scripts que permite a inclusão de formulários em páginas Web. Perl é a linguagem tradicional dos scripts CGI.

Click through rate é o percentual de usuários que clicam num "ad" exposto numa página web.

Comércio eletrônico é a venda de produtos e serviços através da Internet.

Computador é um equipamento eletrônico capaz de ordenar, calcular, testar, pesquisar e editar informações de acordo com instruções estabelecidas e segundo uma representação binária, obedecendo a um conjunto de operações aritméticas e lógicas.

Conta é uma permissão para acesso à Internet, normalmente simbolizada por um login e uma senha. A conta é aberta e mantida num provedor de acesso mediante o pagamento de mensalidades pelo internauta.

Cookies são arquivos contendo informações como nome e preferências dos visitantes de um website. Esta informação é fornecida por cada internauta em sua primeira visita ao site. O servidor do site visitado regista a informação num arquivo e armazena este arquivo no disco rígido do internauta. Quando o internauta retorna ao site, o servidor procura e acha o cookie e se auto-configura de acordo com a preferências indicadas por cada internauta.

Correio eletrônico ou e-mail é o sistema de comunicação baseado no envio e no recebimento de mensagens eletrônicas via Internet. Indica tanto o ambiente da Internet onde você envia mensagens eletrônicas como a própria mensagem eletrônica em si.

CPU quer dizer Central Processing Unit ou Unidade Central de Processamento. É a unidade que leva e traz instruções da memória do computador e as decodifica para controlar todas as outras partes do computador.

Criptografia é o embaralhamento do conteúdo de uma mensagem eletrônica ou e-mail numa sequência de caracteres alfa-numéricos. É usada para dar maior segurança ao envio de dados pela Internet.

Cyberspace é espaço eletrônico e onde ocorrem as transações na Internet.

DARPA ou Defense Advanced Research Projects Agency é a organização central de pesquisa e desenvolvimento do Departamento de Defesa norte-americano.

DHTML é a sigla para Dynamic Hipertext Markup Language. É um tipo de linguagem utilizada para construir as páginas da Web e os websites com recursos de acesso dinâmico.

Dial-Up é nome do programa utilizado pelo Windows para fazer a conexão do internauta com o provedor de acesso à Internet.

Disco rígido é o disco interno ao computador onde os dados são armazenados.

DNS significa Domain Name Server. É um sistema hierárquico de bases de dados distribuídas que converte um nome de domínio em um endereço IP do computador/servidor Internet de um provedor de acesso e hospedagem de websites.

Domínio é o nome de uma área reservada num servidor Internet que corresponde ao endereço númerico de um website (endereço IP). No Brasil, os domínios sempre terminam com .br (sigla do Brasil na Internet) e podem apresentar vários tipos (.com para empresas comerciais, .org para empresas não comerciais, etc.). Ex: aisa.com.br é um domínio brasileiro do tipo comercial (o mais comumente usado).

Download é o ato de copiar um arquivo de um website qualquer disponível na Internet para o seu computador pessoal.

Downtime é a quantidade de minutos e horas por mês nos quais o provedor fica fora do ar para manutenção técnica preventiva e corretiva.

E-commerce ou comércio eletrônico é a realização de negócios através da Internet.

E-mail significa correio eletrônico e indica tanto o ambiente da Internet onde você envia mensagens eletrônicas como a própria mensagem eletrônica em si.

Endereço IP é o endereço de cada servidor conectado à Internet, de acordo com o Internet Protocol.

Ethernet é um sistema de redes que transporta sinais (bits) para todos os microcomputadores em rede.

FAQs (frequently asked questions) significa questões frequentemente perguntadas. É um recurso muito útil no atendimento aos clientes pela Internet, já que antecipa as perguntas dos clientes e as responde sob a forma de página Web.

Filtros são formas de diminuir o escopo de consultas pela definição de áreas ou tipos de dados a serem incluídos ou excluídos.

Firewall são softwares de proteção cuja missão é impedir a entrada de hackers em empresas conectadas à Internet.

Formulários são páginas HTML usadas para coletar informações dos internautas. São também chamadas "scripts".

Freeware são programas de computador de domínio público, ou seja, são gratuitos e podem ser usados à vontade pelos internautas.

FTP ou File Transfer Protocol significa protocolo de transferência de arquivos pela Internet. É o método padrão de enviar arquivos entre computadores pela Internet.

Gateway é a porta de entrada de cada rede individual ligada à Internet.

GB ou G ou gigabyte é uma medida de armazenamento em espaço em disco igual a 1,024 megabytes.

GIF ou Graphic Interchange Format é um padrão gráfico que permite salvar imagens em tamanho reduzido. É um formato de arquivo de imagem comumente usado em páginas HTML.

Gopher é um sistema anterior à World WideWeb (WWW), que organizava e mostrava arquivos dos servidores Internet em formato texto, hierarquicamente estruturado. Com a Web, os bancos de dados do Gopher tem sido transformados em Web sites, muito mais versáteis e fáceis de acessar.

Hackers são especialistas em violar sistemas de computação.

Hardware é a estrutura e as peças eletrônicas, magnéticas e mecânicas de um computador.

Hiperlinks são palavras ou ilustrações pré-estabelecidas como pontos de saltos. Quando clicadas, provocam a transferência para outro assunto ou página Web. Hiperlinks são comumente chamados links.

Hipermídia é a mídia que inclui gráficos, sons e vídeos.

Hipertexto é o texto em formato de cruzamentos. O hipertexto permite os saltos de um assunto para outro ou de uma página para a outra através de hiperlinks ou links.

Hit é qualquer ação de um internauta quando visitando um website, seja ver uma página ou download um arquivo.

Homepage é a página de entrada ou página principal de um website. É nesta página que estão os links para as demais páginas do website.

Hospedagem é o ato de armazenar websites de clientes por parte de um provedor de acesso.

Host é um computador numa rede de computadores.

Hot link é um link entre duas aplicações de forma que a mudança em uma atualiza automaticamente a outra.

HTML ou Hyper Text Markup Language é a linguagem padrão utilizada para construir os documentos Web (websites).

HTTP ou Hyper Text Transfer Protocol é o protocolo padrão que permite a transferência de dados na Web entre os servidores e os browsers. É este protocolo que permite os saltos de uma página para a outra através dos links do hipertexto.

Hub é um ponto comum de conexão para equipamentos em rede. São normalmente usados para conectar os segmentos de uma LAN.

Internet é a rede mundial de computadores interconectados. É o sistema de informação global que: a) é logicamente ligado por um endereço único global baseado no Internet Protocol (IP) ou suas subsequentes extensões; b) é capaz de suportar comunicações usando o Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) ou suas subsequentes extensões e/ou outros protocolos compatíveis ao IP; e c) provê, usa ou torna acessível, tanto publicamente como privadamente, serviços de mais alto nível produzidos na infra-estrutura descrita.

Internauta é a gíria usada para identificar o usuário da Internet, a pessoa que usa a Internet para comunicação, pesquisa, trabalho e/ou lazer.

Intranet é uma rede baseada em protocolos TCP/IP (uma internet) que pertence a uma empresa e que é acessada apenas pelos membros e funcionários da empresa (e, eventualmente, também por outras pessoas que tenham autorização para tal). Como a Internet, intranets são usadas para compartilhar informações.

IP, ou Internet Protocol, é o protocolo da Internet. É este protocolo que identifica, localiza e estabelece conexão entre computadores ligados à Internet.

IRC significa Internet Relay Chat. Também conhecido como "bate-papo", é um ambiente que permite comunicação escrita online entre usuários da Internet.

ISP significa Internet Service Provider ou provedor de acesso à Internet.

JPG ou JPEG é a sigla para Joint Photographic Experts Group. É um formato de arquivo de imagem comumente usado em páginas HTML.

KB significa Kilobyte. É uma medida de armazenamento em espaço em disco igual a 1.024 bytes.

Kbps é a sigla para Kilobits Per Second. É uma medida de velocidade de transmissão de dados. 1 Kbps = 1.000 bps (bits por segundo).

LAN significa Local Area Network. É uma rede local de computadores localizados em uma área relativamente pequena.

Laptop é um computador pequeno e portátil que você pode colocar no seu colo (top=em cima e lap=colo em inglês). Também conhecido como notebook.

Links são palavras ou ilustrações pré-estabelecidas como pontos de saltos. Quando clicadas, provocam a transferência para outro assunto ou página Web.

Lista de discussão é um programa que reúne vários endereços de correio eletrônico de pessoas interessadas em um assunto específico. Este programa redistribui a todos os mails que tenham sido passados por qualquer um dos participantes da lista.

Log é um arquivo criado por um servidor web que contém todas as informações de acessos à Internet considerando a atividade do servidor.

Log in ou log on pode significar: a) o ato de acessar a Internet, Web sites ou qualquer aplicação de software; b) o seu nome de usuário para o acesso à Internet (cadastrado em um provedor em conjunto com uma senha) ou para o acesso a um Web site que porventura exija um cadastramento prévio do internauta (neste caso, o cadastramento do log in é feito no website).

Log off ou log out significa terminar uma sessão no computador, através do fechamento das aplicações em uso (disponíveis na Internet ou na própria máquina do usuário) e do desligamento do computador.

MB ou M significa Megabyte. É uma medida de armazenamento em espaço em disco igual a 1.024 KB ou 1.048.576 bytes.

MbPS significa Megabits Per Second. É uma medida de velocidade de transmissão de dados via modem. 1 MbPS = 1.000 KbPS = 1.000.000 BPS.

Micreiro é aquele que passa muito tempo trabalhando ou brincando com o auxílio de um micro-computador.

Micro-computador é um computador de pequeno porte. É também chamado PC, sigla para Personal Computer (computador pessoal).

Modem é a sigla para MOdulator/DEModulator. É um equipamento que transforma os sinais digitais de seu microcomputador em sinais analógicos que podem viajar através de uma linha telefônica. O som que você ouve quando faz a discagem para o seu provedor de acesso informa que a ligação foi feita e que os sinais analógicos enviados do seu micro chegaram em um dos modens de recepção do provedor. A partir daí, os sinais analógicos são convertidos novamente em informação digital, tornando possível o seu acesso à Internet.

Navegação é o processo de se mover de um website para outro seguindo links.

Navegador ou browser é o nome dado aos programas de computador usados para localizar e visualizar documentos em HTML. São esses programas que permitem a navegação no ambiente WWW e a visualização de Web sites. Ex: Microsoft Internet Explorer.

NCP significa Network Control Protocol, ou protocolo de controle de redes.

Nerd significa micreiro bitolado e compulsivo.

Netiquette é a etiqueta da Internet.

Newsgroups são grupos de notícias sobre assuntos diversos enviadas a internautas pré-cadastrados.

Node é uma unidade da informação.

Notebook é um computador pessoal pequeno, leve e portátil. Notebook = caderno em inglês.

On-line significa ligado e conectado. Usuários estão on-line quando estão conectados com a Internet através de um modem.

Page view é o número de hits exclusivamente para páginas HTML. É também chamado "page impression".

Página é o conjunto de textos e ilustrações que são mostrados em uma mesma tela.

Password quer dizer palavra-chave ou senha. Normalmente é associada a um login por questão de segurança.

PC significa "personal computer" ou computador pessoal.

Plataforma é o sistema operacional utilizado pelo internauta (Windows 95, NT, Unix, etc.).

POP significa Point of Presence. São os pontos de presença dos backbones Internet em cada cidade onde o backbone oferece serviço aos provedores de acesso.

Portal é uma página ou website que agrega vários links e serviços, servindo como porta de entrada ou ponto de partida para a navegação de internautas.

Protocolo é um formato estabelecido para a transmissão de dados entre dois dispositivos de computadores (drives, impressoras e modens, por exemplo). Protocolos definem o tipo de consistência e checagem de erros, o método de compressão de dados, a forma como o dispositivo de envio indicará que a mensagem está terminada e a forma como o dispositivo de recebimento indicará que recebeu a mensagem.

Provedor de acesso é uma empresa que provê acesso à Internet aos seus clientes através da manutenção de uma central de linhas telefônicas exclusivas ligadas aos seus servidores de serviços Internet.

Provedor de informação é uma empresa que provê informações variadas em seu website.

Referrer é a URL de uma página HTML que refere a um website.

Roteador ou router é um equipamento que conecta qualquer número de LANs e otimiza o roteamento das conexões Internet.

Search engines são websites onde os internautas fazem buscas na Web a partir de palavras-chave.

Senha é uma palavra qualquer escolhida pelo usuário que, em conjunto com o login, serve para liberar o acesso do usuário à Internet ou a websites que porventura exijam senha para entrada.

Servidor é o computador que administra e fornece programas e informações para os computadores conectados em sua rede.

SET é a sigla para Secure Eletronic Transaction. É um padrão de segurança utilizado em websites de comércio eletrônico.

SGML significa Standard Generalized Markup Language. É um sistema de "tags" que permite que as especificações da linguagem sejam interpretadas por vários sistemas de formas variadas, mas assegurando a formatação dos documentos Web.

Shareware é o nome dado aos vários programas de computador ou softwares disponíveis na Internet para avaliação e uso gratuito por tempo limitado.

Shopping virtual é um website que agrupa websites de empresas que vendem produtos e serviços na Internet.

Site é o conjunto de páginas ou lugar no ambiente Web da Internet que é ocupado com informações (texto, fotos, animações gráficas, sons e até vídeos) de uma empresa ou de uma pessoa. É também o diminutivo de website.

Software é o nome dado para o conjunto ou tipo de programas, dados, rotinas e ferramentas desenvolvidos para computadores. Os programas de software precisam ser instalados nos computadores para que estes passem a desempenhar determinadas funções. Incorretamente, algumas pessoas têm usado o termo "softwares" quando falam em mais de um produto de software. Não existe plural para a palavra "software": "software" é invariável, tal como "informática" em Português e "hardware", "shareware", "know-how", etc. em Inglês.

Spam é o envio de e-mails comerciais não solicitados - um grave erro e fonte de problemas na Internet.

Spider é um programa automatizado que faz buscas pela Internet.

Suporte ou suporte técnico é o serviço de apoio técnico disponibilizado pelo provedor aos seus clientes de acesso à Internet.

Tags são comandos inseridos num documento que definem como o documento deve ser formatado. Tags são usadas pelas especificações de formatação que armazenam documentos como arquivos texto, incluindo SGML e HTML.

TCP/IP quer dizer Transmission Control Protocol/Internet Protocol (ou protocolo de controle de transmissão/protocolo Internet). É o protocolo que satisfaz as necessidades de um ambiente de redes de arquitetura aberta como a Internet.

Telnet é uma aplicação onde o internauta acessa um servidor remoto pela Internet.

UNIX é um sistema operacional de alta performance escrito em C (linguagem de alto nível).

Upgrade é melhorar as condições de desempenho de micro-computadores, velocidade de linha telefônicas, etc.

URL significa Uniform Resouce Locator. Uma URL é um endereço virtual que indica exatamente onde as informações da empresa ou da pessoa se encontram. A primeira parte do endereço indica que protocolo está sendo usado e a segunda parte do endereço especifica o domínio onde o recurso está localizado, no formato http://www.domínio.tipododominio.sigladopaís.

Vírus é um programa de computador que foi desenvolvido intencionalmente para se associar a outro programa de computador, de forma que quando este programa roda o programa do vírus também roda, replicando-se indefinidamente por associar-se a outros programas.

VRML ou Virtual Reality Modeling Language é um padrão de programação que permite modelagem e navegação em terceira dimensão na Web.

W3C significa World Wide Web Consortium e é a organização oficial para os padrões Web, especialmente HTTP, HTML e XML. O W3C foi fundado em 1994 por Tim Berners-Lee, considerado o inventor da Web.

WAN ou Wide Area Network é um sistema de LANs interconectadas através de linhas telefônicas ou ondas de rádio.

WAP ou Wireless Application Protocol é uma especificação segura que permite aos usuários acessar informações e a Internet através de equipamentos portáveis, móveis e wireless como celulares e pagers.

Web é o ambiente multimídia Internet, também conhecido como WWW.

Webmaster é o profissional responsável por um ou mais websites.

Website é um conjunto de páginas ou lugar no ambiente Web da Internet que é ocupado com informações (texto, fotos, animações gráficas, sons e até vídeos) de uma empresa ou de uma pessoa.

Wi-Fi é o nome (marca registrada) de uma tecnologia que permite a conexão sem fio e de alta velocidade com a Internet através de ondas de rádio.

WWW significa World Wide Web e é o ambiente multimídia da Internet, a reunião de texto, imagem, som, vídeo e movimento na Internet.

XML significa eXtensible Markup Language. É uma linguagem baseada em SGML que está sendo desenvolvida pelo W3C para uso em páginas e documentos Web. XML é uma linguagem mais funcional que HTML.


quinta-feira, 6 de maio de 2010

2° Turma do Projeto

"Alunos da Zona Rural Interagindo na Internet"
2° Turma Escola Barreiro de Baixo
Tivermos hoje dia 06/05/2010 Quinta-feira mais um semana e mais um dia do projeto hoje estiveram aqui no posto os ALunos da Escola do Barreiro de Baixo juntamento com sua professoa Santinha. vejam agulmas fotos .

segunda-feira, 3 de maio de 2010

A internet e a sua Importância


O uso da Internet e a Importância dela na Sociedade

A rede mundial de computadores interligados – internet – é uma maneira muito eficiente de se ter acesso a um grande número de informações de forma simultânea, dando oportunidade de se interagir com outras pessoas e se debater sobre assuntos relevantes. A internet facilita a resolução de problemas em comum sem que haja necessidade de se sair de casa para reunir-se em um mesmo lugar e hora, mas mesmo com essa vantagem ela não pode e não deve substituir o diálogo pessoal, face a face. A internet é uma ferramenta maravilhosa, porém nem sempre é usada corretamente e acaba trazendo conseqüências desagradáveis quando usada por pessoas inescrupulosas ou mal intencionadas que provocam grandes estragos em empresas e na vida de pessoas, por isso é preciso que se tenha responsabilidade para manipular uma ferramenta tão importante nos dias de hoje.

Importância da internet na sociedade

Vivemos em um mundo de constantes transformações, a cada nova geração mudam-se as formas de se relacionar e de viver em sociedade. Creio que a nossa geração ficará marcada pelas transformações causadas pela internet, mas final, qual importância da internet na sociedade atual? Para tentar responder esta pergunta, veja alguns pontos que são considerado fundamentais.

Novas formas de comunicação

A internet trouxe novas formas de comunicação, os comunicadores instantâneos como o MSN, o telefone pela internet como o Skype, o email, as redes sociais como o Orkut, entre outros, são ferramentas baseados em internet que possibilitou uma verdadeira revolução na forma como comunicamos com outras pessoas.Este é um ponto muito positivo, pois não só barateou o custo da comunicação como tornou as pessoas mais próximas. Mas há um lado negativo que é a exclusão digital, ou seja, muitas pessoas estão sem acesso à internet e do ponto de vista tecnológico estão excluídas digitalmente.

Descentralização da informação, cultura e educação

Este é um ponto que reflete bem a importância da internet na sociedade, pois com a internet, a informação, cultura e educação deixaram de ser privilégio de alguns apenas. Para sustentar esta tese cito os seguintes itens:

  • A Wikipedia já é a maior enciclopédia do mundo. Então, para a maioria das pessoas que nunca tiveram acesso à enciclopédia Britânica, por exemplo, agora pode consultar livremente o que quiser na Wikipedia.

  • A educação a distância é uma realidade no Brasil com inúmeros cursos de graduação e pós-graduação a distância.

  • Livros gratuitos na internet, blogs dos mais variados assuntos, serviços de mapas e passeios virtuais que permitem você conhecer diversas cidades, como: Roma, Milão, Nova Iorque, entre outras.

Aparente diminuição das diferenças sociais

Por todos os itens citados acima, as diferenças sociais parecem ter diminuído, mas é bom lembrar que a internet ainda não é acessada por todas as pessoas e o custo ainda é elevado.

Possibilidade de exploração de novas oportunidades

A importância da internet na sociedade também pode ser atribuída à inúmeras oportunidades que podem ser exploradas pela internet. Oportunidades como conhecer lugares virtualmente, fazer um curso a distância, trabalhar pela internet, conhecer empresas, arrumar um emprego e conhecer pessoas, entre outras.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Projeto "Alunos da Zona Rural Interagindo na Internet"


"ALunos da Zona Rural Interagindo na Internet"

Foi realizado hoje dia 29/04/2010 a continuação do projeto alunos da Zona rural interagindo na internet, teve a primeira aula com os alunos da Escola rural do Rialto.
Todos estavam bem animados.
Na próxima Quinta -feira dia 06/05 estaremos com a 2° turma.